segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Hora do Ace com Guilherme Barbosa

  Para começar a coluna "Hora do Ace" batemos um papo super especial com o ponteiro carioca Guilherme Barbosa. Formado nas categorias de base do Tijuca Tênis Clube, o jogador já passou por diversos times da Europa. Na temporada de 2009/2010 atuou no Volta Redonda. Guilherme se prepara para voltar a jogar na Bélgica, na próxima temporada.



      Quando começou seu envolvimento com o esporte? E com o vôlei?
   Eu comecei com o vôlei no Tijuca Tênis Clube, e minha primeira competição oficial foi em 1996, no Carioca Mirim.

O que te motivou a investir na carreira de jogador de vôlei?
As coisas foram acontecendo, aos 20 anos fui pra Portugal me lançar no mercado, e fui bem, indo no ano seguinte já para um time da Liga dos Campeões da Europa e isso me incentivou e impulsionou a minha carreira.

Quais são seus ídolos no esporte?
 Ayrton Senna, Michael Jordan, Romário e Giba

Você se inspirou em algum jogador específico quando começou a jogar?
Me inspirei na geração das olimpíadas de 92, Tande e Marcelo Negrão me inspirava.

 Você tem vontade de voltar a jogar no Brasil?
 Tenho muita vontade de voltar ao Brasil, espero que possa ter um convite no futuro em uma equipe bem estruturada.

Você jogou a última temporada na Alemanha e irá jogar essa na Bélgica. Como é jogar em países tão diferentes do nosso?
Na Bélgica eu joguei na temporada 08-09, e vou voltar para o mesmo time. Jogar na Europa é muito bom, tudo é muito organizado e estruturado, o lado ruim é a adaptação cultural, ao clima e a distância da família e amigos.


   Você sente falta do calor da torcida brasileira?
   Sinto falta sim, jogar no Brasil por Volta Redonda foi muito legal, jogos com 4 e 5 mil pessoas eu particularmente adoro jogar nessa atmosfera.

   Como você acha que será a próxima Superliga?
A cada ano que passa a Superliga está mais forte, e acho que a próxima Superliga vai ser muito equilibrada.

Você acha que o RJX será o time a ser batido nessa temporada?
O RJX montou um excelente elenco, e vejo o time carioca, Cruzeiro, Sesi e Florianópolis como canditados ao título na próxima temporada.
o   
          O estado do Rio  de Jaeniro sempre teve uma grande tradição no   vôlei    masculino, mas passou um grande tempo sem representantes na SL. Há três anos surgiu o projeto do Volta Redonda e agora do RJX. Você acha que     essa   é a chance do Rio de janeiro ressurgir no cenário nacional?
Sim, acho que este é o momento! As Olimpíadas de 2016 aqui tem que impulsionar o vôlei que é o segundo esporte mais popular do Brasil. Espero que outros projetos surjam nos próximos anos e que o Rio volte a ser uma referência nacional.


Nathalia Fischer
Colaboração: Paola Ritton

3 comentários:

  1. Guilherme merece todo sucesso viu! Sorte pra ele, sempre! E que venha pro nosso RJX algum dia, torcendo por isso! =)

    ResponderExcluir
  2. A matéria ficou ótima meninas...quanto ao Guilherme..muito sucesso!!!! =D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.Abs.Paulo. www.atletasdorio.zip.net

    ResponderExcluir