sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Brasil termina a Copa do Mundo feminina em quinto lugar

A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou a participação na Copa do Mundo na quinta colocação, com 21 pontos (oito vitórias e três derrotas). O título do torneio ficou com a Itália, que, nesta SEXTA-FEIRA (18.11), foi beneficiada pela derrota dos Estados Unidos para o Japão por 3 sets a 0 (29/27, 25/23 e 25/18), e garantiu o bicampeonato. As italianas somaram 28 pontos e foram seguidas pelas americanas (26), chinesas (26) e japonesas (24).
Desta forma, Itália, Estados Unidos e China garantiram uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. As brasileiras terão mais duas chances para conseguir a classificação. A primeira será no Pré-Olímpico Sul-Americano, que acontecerá na primeira quinzena de maio, em local a ser definido. A competição dará uma vaga para Londres. Caso não consigam a vaga na seletiva sul-americana, as brasileiras disputarão o classificatório mundial, entre os dias 19 e 27 de maio, em Tóquio, no Japão.
O treinador José Roberto Guimarães analisou o desempenho do Brasil na competição. "Terminamos o torneio com oito vitórias e três derrotas. Tivemos uma campanha regular. A ausência de três jogadoras da mesma posição (Natália, Jaqueline e Fernanda Garay) nos prejudicou. Acabamos sobrecarregando outras atletas. O time do Brasil joga como equipe. É um time de operárias e batalhadoras", afirmou Zé Roberto, que ainda analisou o cenário atual no voleibol.
"Os Jogos Olímpicos serão muito equilibrados. Será a edição mais forte dos últimos anos. Estados Unidos e Itália estão em outro patamar, mas outras equipes evoluíram nesta temporada, como a China, a Alemanha e a Sérvia. Nós já temos que pensar no classificatório Sul-Americano para garantirmos nosso lugar em Londres", disse o treinador brasileiro.
A central Fabiana também comentou sobre a participação do Brasil na Copa do Mundo. "Não conseguimos nosso objetivo que era a vaga olímpica, mas essa competição trouxe um aprendizado grande para o grupo. Vamos treinar ainda mais para buscar essa vaga no próximo ano e chegarmos bem em Londres", afirmou a central.

COPA DO MUNDO FEMININA CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1) Itália
2) Estados Unidos
3) China
4) Japão
5) Brasil
6) Alemanha
7) Sérvia
8) República Dominicana
9) Coreia do Sul
10) Argentina
11) Argélia
12) Quênia

Divulgação CBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário