quinta-feira, 17 de maio de 2012

Seleção masculina do Brasil faz primeira partida contra a Polônia

Foto: Divulgação CBV

 A seleção brasileira masculina de vôlei fará a primeira partida oficial do ano nesta sexta- feira (18.05), na estreia da Liga Mundial 2012. O adversário será a Polônia e o confronto às 21h (horário de Brasília), no Ricoh Coliseum, em Toronto (Canadá), sede da primeira etapa do Grupo B. A partida terá transmissão dos canais Sportv e Esporte interativo. Além de Brasil e Polônia, Canadá e Finlândia estão completam o grupo.

Para o técnico Bernardinho, na teoria, a Polônia tem tudo para ser o principal adversário desta etapa. Mas outros fatores preocupam o treinador brasileiro. "Temos três desfalques. Jogadores históricos como Giba, conhecido no mundo todo, Murilo, que é uma peça importante na nossa equipe, e Leandro Vissotto, que vem sendo titular na posição de oposto", comentou Bernardinho, que esclarece os outros detalhes.

"É o nosso primeiro jogo oficial da temporada, contra a Polônia, uma equipe fortíssima e isso é um complicador. Nosso ritmo de jogo ainda não foi adquirido e jogaremos em menos de 24h entre um jogo e outro, o que considero prejudicial. Mas vamos ter que lidar com isso. Temos que fazer o nosso melhor dentro das condições que, neste momento, são adversas", comentou o treinador brasileiro.

E, em se tratando de Polônia, Bernardinho ressalta a força da equipe medalha de prata no classificatório para os Jogos Olímpicos, realizado entre novembro e dezembro do ano passado, no Japão, onde a Rússia ficou com o ouro e o Brasil com o bronze - resultados que garantiram os três em Londres.

"A Polônia está com a equipe completa, a mesma que foi vice-campeã na Copa do Mundo do ano passado, e é uma das fortes candidatas na briga por medalhas em Londres. Estrear contra eles é uma dificuldade enorme que temos, mas que serve como parâmetro para o nosso trabalho. Essa estreia funciona muito como um laboratório para que possamos avaliar o trabalho desenvolvido até agora", explicou Bernardinho.

Do experiente ao novato

Para o ponteiro Dante, um dos mais experientes do grupo aos 31 anos, todos os adversários do grupo exigem cuidados.

"Temos que prestar bastante atenção aos três times. Temos falado muito sobre a Polônia que, claro, é uma das favoritas, mas os outros também exigem atenção. A Finlândia já ganhou do Brasil, tem um volume de defesa muito alto e joga muito bem taticamente. E o Canadá tem um jogo taticamente muito bom e que sabe minar muito bem o adversário", destacou Dante.

Estreante em Liga Mundial, seu companheiro de posição, Lucarelli, de 20 anos, está ansioso, porém determinado para a primeira partida.

"A expectativa é a melhor possível. Temos um grupo muito bom, muito forte e que está preparado para enfrentar um bom adversário, que vem em uma grande fase. De qualquer maneira, também estamos bem e queremos a vitória", disse Lucarelli, que está no Canadá pela primeira vez. "Estou achando a cidade muito bacana, mas está muito frio", brincou o ponteiro.

Ainda em Toronto, o Brasil enfrentará o Canadá no sábado (19.05), às 17h, e a Finlândia no domingo (20.05), no mesmo horário - ambos de Brasília.

Depois do Canadá, as quatro seleções se enfrentarão em Katowice, na Polônia, nos dias 1, 2 e 3 de junho. A terceira etapa será em São Bernardo do Campo (SP), no Brasil, nos dias 8, 9 e 10 de junho. E na quarta etapa as quatro equipes jogarão em Tampere, na Finlândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho. A Fase Final acontecerá de 4 a 8 de julho, em Sofia, na Bulgária.

Divulgação CBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário