quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cerimônia marca a inauguração de cinco unidades da Escola Social de vôlei




Foto: Marcos André

Aconteceu na manhã  desta terça- feira, na UPP do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, a cerimônia de inauguração de cinco unidades da Escola Social de Vôlei.  Além da comunidade de Santa Teresa, o projeto também  beneficia as UPP's do Borel, Mineira, São João e Uerj / Mangueira.  O evento de hoje reuniu cerca de 80 crianças, das 744 beneficiadas pelo projeto, que puderam conhecer e participar da aula de inauguração junto com os atletas do RJX.
Durante o evento, o ponteiro do time carioca, Dante, comentou sobre a experiência de poder ensinar um pouco do esporte para as crianças:
Foto: Paola Ritton
- É uma experiência maravilhosa. Você acaba aprendendo com elas um pouco também, acho que em certo momento você tem que se divertir no lado profissional. O carinho que elas passam pra gente é imenso. Você esta ali tocando bola com elas e elas vão levar isso para o resto da vida e é importante que a gente venha acompanhar e traga elas para perto da gente. Isso pode gerar grandes jogadores no futuro.

Foto: Paola Ritton

Durante a abertura da aula inaugural com os atletas do RJX,  o capitão do time e levantador, Marlon, destacou a importância do evento para que as crianças possam ter contato com os jogadores profissionais.

Além da equipe do RJX também estiveram presentes no evento o técnico da seleção masculina, Bernardinho;  o diretor de sustentabilidade do Grupo EBX, Paulo Monteiro; a Secretária Estadual de Esporte e Lazer, Márcia Lins; o Secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame; o capitão Jeferson Odilon, Comandante da UPP do Morro dos Prazeres e o Coronel Rogério Seabra, Comandante das UPPs. Durante o discurso de inauguração do projeto, o secretário de segurança destacou a importância do técnico Bernardinho para o vôlei mundial. José Mariano Beltrame também destacou a importância de parcerias, como a Escola Social de vôlei:
Foto: Paola Ritton
-  O esporte historicamente mostra ser um bom modo de inclusão social. A policia abriu oportunidades para que isso seja feito. Graças a Deus nós temos pessoas como o Bernardinho e empresas como a EBX, mas isso tem que ser multiplicado, tem que haver a verdadeira invasão social para que essas pessoas tenham perspectivas de vida diferente, principalmente os jovens.
Já o coordenador do Projeto EBX de Voleibol, José Inácio Salles, falou sobre a importância do projeto na educação destas crianças:
- No primeiro momento a gente pensa em dar oportunidade para as crianças vivenciarem uma modalidade esportiva de referência no Brasil, que é o vôlei. Dando oportunidade de aprender. Se por ventura alguma dessas crianças demonstrar uma vocação e talento e tiver motivação necessária, o programa tem um mecanismo de direcionar essa criança para um clube, onde ela vai poder dar continuidade tendo como referência a equipe principal.

O técnico Bernardinho  também destacou a importância do vôlei na formação das crianças:
-  O mais importante é a contribuição para a vida social dessas crianças. A primeira coisa é contribuir para a formação desses jovens e trabalhar a autoestima, o foco e a determinação na busca dos sonhos deles.

Nathalia Fischer

Um comentário: